Festa dos Tabernáculos




          7  1 – Depois disso, Jesus percorria a Galiléia. Ele não queria deter-se na Judéia, porque os judeus procuravam tirar-lhe a vida.
                2 – Aproximava-se a festa dos  judeus chamada de Tabernáculos.  3 – Seus irmãos disseram-lhe: "Parte daqui e vai para a Judéia, afim de que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.  4 – Pois quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente, já que fazes essas obras, revela-te ao mundo.  5 – Com efeito, nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele.  6 – Disse-lhe Jesus: "O meu tempo ainda não chegou, mas para vós a hora é sempre favorável.  7 – O mundo não vos pode odiar, mas odeia-me, porque eu testemunho contra ele que as suas obras são más.  8 – Subi vós para a festa. Quanto a mim, eu não irei, porque ainda não chegou o meu tempo.  9 – Dito isto, permaneceu na Galiléia.
              10 – Mas quando os seus irmãos tinham subido, então subiu ele também à festa, não em público, mas despercebidamente.  11 – Buscavam-no os judeus durante a festa e perguntavam: "Onde está ele?"  12 – E na multidão só se discutia a respeito dele. Uns diziam: "É homem de bem." Outros, porém, diziam: "Não é; ele seduz o povo."  13 – Ninguém, contudo, ousava falar dele livremente com medo dos judeus.
              14 – Lá pelo meio da festa, Jesus subiu ao templo e pôs-se a ensinar  15 – Os judeus se admiravam e diziam: "Este homem não fez estudos. Donde lhe vem, pois, este conhecimento das Escrituras?"  16 -  Respodeu-lhes Jesus:  "A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.  17 – Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se a minha doutrina é de Deus ou se falo de mim mesmo.  18 – Quem fala por própria autoridade busca a própria glória, mas quem procura a glória de quem o enviou é digno de fé e nele não há impostura alguma.  19 – Acaso não foi Moisés quem vos deu a lei?  No entanto, ninguém de vós cumpre a lei...  20 – Por que procurais tirar-me a vida? Respondeu o povo: "Tens um demônio! Quem procura tirar-te a vida?  21 -  Replicou-lhe Jesus: fiz uma só obra, e todos vós vos maravilhais!  22 – Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não é de Moisés, mas dos patriarcas), e até no sábado circuncidais um homem!  23 – Se um homem recebe a circuncisão em dia de sábado, e isso sem violar a Lei de Moisés, por que vos indignais comigo que tenho curado um  homem em todo o seu corpo em dia de sábado?  24  - Não julgueis pela aparência, mas julgai conforme a justiça."

Nenhum comentário: