O cego de nascença




  9  1 – Caminhando, viu Jesus um cego de nascença.  2 – Os seus discípulos indagaram dele: "Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?"  3 – Jesus respondeu: "Nem esse pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifeste as obras de Deus."  4 – Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou. Virá a noite, na qual já ninguém pode trabalhar.  5 – Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo."
          6 – Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego.  7 – Depois lhe disse: "Vai, lava-te na piscina de Siloé" (esta palavra significa emissário). O cego foi, lavou-se e voltou vendo.
         8 – Então os visinhos e aqueles que antes o tinham visto mendigar perguntavam: "Não é este aquele que, sentado, mendigava?"   9 – Respondiam alguns:  "É ele." Outros contestavam: "De nenhum modo, é um parecido com ele." Ele, porém dizia: "Sou eu mesmo."   10 -  Perguntaram-lhe, então: "Como te foram abertos os olhos?"   11 – Respondeu ele: "Aquele homem que se chama Jesus fez lodo, ungiu-me os olhos e disse-me: Vai à piscina de Siloé e lava-te. Fui, lavei-me e vejo."  12- Interrogaram-no: "Onde está esse homem?" Respondeu: "Não o sei."
        13 – Levaram então o que fora cego aos fariseus.  14 – Ora, era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.  15 – Os fariseus indagaram dele novamente de que modo ficara vendo. Respondeu-lhes: "Pôs-me lodo nos olhos, lavei-me e vejo.  16 – Diziam alguns dos fariseus: "Este homem não é o enviado de Deus, pois não guarda o sábado." Outros replicavam: "Como pode um pecador fazer tais prodígios? E havia desacordo entre eles.  17 – Perguntaram ainda ao cego:  "Que dizes tu daquele que te abriu os olhos?"  -  "É um profeta," respondeu ele.
        18 – Mas os judeus não quiseram admitir que aquele homem tivesse sido cego e que tivesse recobrado a vista, até que chamaram seus pais.  19 – E os interrogaram: "É este o vosso filho? Afirmais que ele nasceu cego? Pois como é que agora vê?"  20 – Seus pais responderam: "Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego.  21 – Mas não sabemos como agora ficou vendo, nem quem lhe abriu os olhos. Perguntai-o a ele. Tem idade. Que ele mesmo explique."  22 –
Seus pais disseram isso porque temiam os judeus, pois os judeus tinham ameaçado expulsar da sinagoga todo aquele que reconhecesse Jesus como o Cristo.   23 – Por isso é que seus pais responderam: "Ele tem idade, perguntai-lho."
        24 – Tornaram a chamar o homem que fora cego, dizendo-lhe: "Dá glória a Deus! Nós sabemos que este homem é pecador."   25 – Disse lhes ele: "Se esse homem é pecador, não o sei...  Sei apenas isto:  sendo eu antes cego, agora vejo."  26 – Perguntaram-lhe ainda uma vez: "Que foi que ele te fez? Como te abriu os olhos?" 27 – Respondeu-lhes: "Eu já vo-lo disse e não me destes ouvidos. Por que quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura, tornar-vos também seus discípulos?..."
        28 – Então eles o cobriram de injúrias e lhe disseram: "Tu que és discípulo dede! Nós somos discípulos de Moisés.  29 – Sabemos que Deus falou a Moisés, mas deste não sabemos donde ele é."  30 – Respondeu aquele homem: "O que é de admirar em tudo isso é que não saibais donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos.  31 – Sabemos, porém que Deus não  ouve a pecadores, mas atende a quem lhe presta culto e faz a sua vontade.  32 – Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.  33 – Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada."   34 – Responderam-lhe eles: "Tu nasceste todo em pecado e nos ensinas?..." E expulsaram-no.
        35 – Jesus soube que o tinham expulsado e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe: "Crês no Filho do homem?"  36 – Respondeu ele: "Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele?"  37 – Disse-lhe Jesus: "Tu o vês, é o mesmo que fala contigo!" – 38 –"Creio, Senhor," disse ele. E, prostrando-se, o adorou.  39 – Jesus então disse: "Vim a esse mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos."  40 – Alguns dos fariseus, que estavam com ele, ouviram-no e perguntaram-lhe: "Também nós somos, acaso, cegos?..."  41 – Respondeu-lhes Jesus: "Se fosseis cegos, não teríeis pecado, mas agora pretendeis ver, e o vosso pecado subsiste."






Nenhum comentário: