II  – JESUS MANIFESTA SUA MISSÃO E DIVINDADE EM SUA VIDA PÚBLICA




Testemunho de João Batista
(= MT 3,1-17 = Mc 1,1-13 = Lc 3,1-17)

19 – Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: "Quem és Tu?" 
20 – Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: "Eu não sou o Cristo."  –  21 - "Pois então quem és? Perguntaram-lhe eles. És tu Elias?
 Disse ele: "Não o sou."  - És tu o profeta? Ele respondeu: "Não."  22 - Perguntaram-lhe de novo: "Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?  23 – Ele respondeu: "Eu sou a voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor como o disse o profeta Isaias" (40,3). 24 – Alguns dos emissários eram fariseus. 25 – Continuaram a perguntar-lhe: "Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?"  26 -  João respondeu: "Eu batizo com água, mas no meio de voz está quem vós não conheceis. 27 – Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado." 28 – Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
29 – No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 – É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim. 31 – Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água é para que ele se torne conhecido em Israel."  32 – (João havia declarado: "Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.")  33 – Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: "Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo." 34 – Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus."






Nenhum comentário: