III. - JESUS MANIFESTA SUA MISSÃO E DIVINDADE EM SUA PAIXÃO E RESSURREIÇÃO (13-20)

  Jesus lava os pés de seus discípulos

  13   1 – Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara à hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou. 2– Durante a ceia – quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo – ,  3 – sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava,  4 – levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.   5– Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.  6 – Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: "Senhor, queres lavar-me os pés!..." 7 – Respondeu-lhe Jesus: "O que faço não compreendes agora, mas compreendê-lo-ás em breve."  8 – Disse-lhe Pedro: "Jamais me lavarás o pés!..." Respondeu-lhe Jesus: "Se eu não tos lavar, não terás parte comigo."  9 – Exclamou então Simão Pedro: "Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.  10 – Disse-lhe Jesus: "Aquele que tomou banho não tem necessidade de lavar-se; está inteiramente puro. Ora, vós estais puros, mas nem todos!..."  11 – Pois sabia quem o havia de trair; por isso, disse: "Nem todos estais puros."   12 – Depois de lhes lavar os pés e tomar as vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz?  13 – Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.  14 – Logo, se eu, osso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros.  15 – Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.  16 – Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.  17 – Se compreenderdes estas coisas, serei felizes, sob condição de as praticardes.  18 – Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra esta palavra da Escritura: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar  (sal 40-10).  19 – Desde já vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais e reconheçais quem sou eu.  20 – Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou."

Nenhum comentário: